Como surgiu a tradição dos colares havaianos?
Esse adorno se popularizou pelo mundo. No Havaí, ele pode ser usado por qualquer pessoa, desde que algumas regras sejam respeitadas.
Como o próprio nome já diz, esse adorno ficou conhecido por ser muito usado no Havaí. Mas, seus inventores são os polinésios, que criaram o colar havaiano durante viagens realizadas para a ilha. Não somente esse objeto, mas boa parte da cultura local foi influenciada pela Polinésia e outras ilhas próximas.
No Havaí, os colares são chamados de leis e surgiram com os nativos, sendo usados para finalidades variadas: embelezar o corpo, rituais religiosos, firmar acordos e até mesmo como um “selo de paz” entre tribos rivais. As primeiras versões confeccionadas não possuíam somente flores. Elas também levavam conchas, sementes, penas, ossos, castanhas e até folhas.

Com o crescimento do turismo, os colares havaianos ganharam uma importância maior, pois acabaram se tornando o principal símbolo da Ilha do Havaí. Hoje em dia, ele é utilizado em cerimônias importantes, como casamentos ou formaturas de graduação, onde eles são considerados tão necessários quanto os capelos e becas. Alguns dos materiais usados antigamente nesse adorno perderam lugar, mas, no caso de formatura, além das flores, os parentes penduram doces e dinheiro.
Além disso, dependendo de quem usará o colar, o material usado para confecção é diferente. Se for feito de pena, ele será usado pela pessoa mais importante da comunidade. Mulheres grávidas recebem colares feitos com pétalas de jasmin. Um dos mais significativos é o colar feito de maile, por serem considerados sagrados e também um sinal de paz entre as lideranças.
Hoje, qualquer pessoa que visita o local pode fazer uso dos colares de flores (inclusive, se tornou tradição presentear os turistas com as leis), mas deve seguir algumas “regras”: eles nunca devem ser recusados e precisam ser colocados sobre os ombros de forma gentil; o adorno jamais deve ser retirado na frente da pessoa que o deu, pois é considerado falta de educação.
Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso