Conheça os sítios arqueológicos Bilheira I e II, no Ceará
No território cearense, Bilheira I e II possuem 12 sírios arqueológicos e fazem parte do maior conjunto de desenhos feitos há milhares de anos.
As pinturas rupestres fazem parte da história da humanidade. É graças a esses desenhos que é possível entendermos um pouco de como era a vida há muitos e muitos anos atrás. No Brasil, elas são encontradas em todas as regiões. No Ceará, os sítios arqueológicos Bilheira I e II são alguns deles.
Localizados na cidade de Sobral, eles abrigam uma grande quantia de pinturas rupestres. No território cearense, Bilheira I e II possuem 12 sírios arqueológicos e fazem parte do maior conjunto de desenhos feitos há milhares de anos. Além disso, ainda contém formações rochosas graníticas com uma beleza diferenciada.

Para possibilitar a visitação, a região recebeu investimento de R$ 70 mil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, o local conta com passarelas, abrigos e placas informativas.
A maioria das pinturas existentes no local foram feitas com tinta vermelha. Elas sugerem que os habitantes da época tentava fazer uma espécie de contagem do tempo usando os desenhos.
Com a nova estrutura, os sítios serão integrados ao circuito das trilhas do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Pedra da Andorinha, um dos principais cartões-postais do Ceará.
No local, há uma trilha de 1,5 km, que deve ser feita com o acompanhamento de um guia turísticos especializado. Apesar de ser gratuita, o guia é pago a parte.
Confira: Cinco lugares para conhecer em Niterói
Na Pedra da Andorinha também é possível encontrar desenhos rupestres em todo o perímetro, porém, essa região só deve ser aberta para visitação no fim de 2020.
O acesso ao local é gratuito, porém, os turistas que planejarem viajar para a região e quiserem conhecer o parque precisam fazer um agendamento prévio.

Serviço
- Agendamento: Terça a domingo, das 8h às 15h
- Local: Fazenda Bilheira, no km 37 da CE-362 – Sobral/CE
- Mais informações: (88) 3613-1674/ 3611-2016
Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso