Por que as pessoas não afundam no Mar Morto?
Um dos locais citados muitas vezes na Bíblia, hoje o Mar Morto é conhecido por ser um lago onde não é possível afundar.
Quando as pessoas vão para a praia, uma das preocupações é tomar os cuidados necessários para não se afogarem. Quem não sabe nadar, facilmente afunda na água e pode ter sérios problemas. Porém, há um lugar onde essa preocupação é desnecessária. No Mar Morto, os banhistas boiam, pois não é possível afundar.
Isso acontece por causa da salinidade da água. A densidade da água do Mar Morto, que na verdade é um lago, é dez vezes maior que da água dos Oceanos. Com 30% de sais minerais em suspensão, a água se torna mais pesada que o corpo, o que faz com que ele boie. Ou seja: a grande quantia de sal que existe lá, faz com que os banhistas flutuem.
Para ter ideia do quanto a água do Mar Morto é salgada, basta analisar uma comparação: enquanto um litro de água dos oceanos possui 30 gramas de sal, a mesma quantia de água do lago tem de 280 a 350 gramas de sal.
A explicação para essa grande quantia de sal presente na água, é a localização em que esse lago fica. O Mar Morto possui 80 quilômetros de extensão e fica bem na fronteira entre Israel e Jordânia. Ele fica em uma região praticamente desértica, onde chove pouco.
Quando a água doce ou salgada atingem o Mar Morto, ela fica presa no lago, até evaporar. Quando o processo de evaporação acontece, ele deixa no lago os minerais salgados. Consequentemente, a água restante fica com uma concentração maior de sal.
Por causa da alta salinidade, não é possível encontrar vida marinha e nem algas no lago. O único habitante dessas águas é a Haloarcula marismortui, uma bactéria que consegue filtrar os sais para sobreviver nesse ambiente. Por isso, ele recebeu o nome de Mar Morto. Ele é o único local do planeta com tais características, o que faz com que ele seja um atrativo para turistas que visitam a região.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso